Manutenção da cabine de pintura: Cuidados que preservam a vida útil do seu equipamento

Você pode achar que a manutenção na cabine de pintura só precisa ser feita quando o equipamento pára de funcionar. Vamos desmistificar esse conceito e mostrar as vantagens de adotar boas práticas na utilização da cabine.

A cabine de pintura é muitas vezes um sonho realizado para a maioria dos proprietários de oficinas e marcenarias. Para indústrias ou empresas maiores é um bem de capital com determinada vida útil e vantagem competitiva. Para nenhum deles seria uma boa ideia deixar o equipamento deteriorar ou parar pra depois pensar em manutenção. Por isso vamos detalhar aqui alguns cuidados diários básicos e o momento correto para fazer a manutenção da cabine de pintura.

INSPEÇÃO VISUAL DIÁRIA: ITENS A SEREM INSPECIONADOS PARA MANUTENÇÃO EM CABINES DE PINTURA.
Essas inspeções diárias vão fazer você visualizar as condições gerais de uso do equipamento e corrigir algum problema antes que ele se agrave.

ITEM 1: PROTEÇÃO DO AMBIENTE INTERNO DA CABINE
A inspeção diária da cabine de pintura começa pelo hábito de manter o filme plástico de proteção sempre em dia. Colocado sobre as paredes, luminárias, portas e visores, o filme plástico imantado é de extrema importância para proteger as paredes da cabine do overspray e acidentes com tintas. Dessa forma, a durabilidade da pintura interna e dos acabamentos da cabine de pintura será muito maior.

ITEM 2: VERIFICAÇÃO DAS LÂMPADAS
Diariamente, ao ligar a cabine, verifique se todas as lâmpadas estão acendendo corretamente. Caso não estejam, substitua a lâmpada danificada, pois uma iluminação deficiente atrapalha o desempenho dos pintores. Nas cabines STK essa substituição se dá pelo lado externo, por cima da luminária. Isso porque as luminárias STK são estanques por questões de segurança, onde não há contato do ar do ambiente interno com componentes elétricos. Desenergize a cabine antes de qualquer manutenção.

ITEM 3: VERIFICAÇÃO DAS PORTAS
Observe o fechamento das portas. Todas as cabines STK possuem trincos anti-pânico em todas as portas, por questões de segurança. Há uma regulagem da pressão desses trincos que pode suavizar o fechamento caso esteja desregulado. Observe as borrachas de vedação. Demora um tempo, mas um dia pode ser necessário substituí-las para manter a boa vedação da cabine.

ITEM 4: VERIFICAÇÃO DOS FILTROS DE ENTRADA E SAÍDA DO AR
A mais importante manutenção da cabine de pintura é bastante simples: a troca dos filtros. Pode parecer bobagem, mas não é. Uma cabine de pintura que trabalha o tempo todo forçada, no limite da operação, com filtros sempre saturados tem a vida útil reduzida.

Vamos explicar melhor: nas cabines positivas o ar insuflado dentro do plenum precisa passar pelos filtros do teto para entrar na cabine, correto? Se esse ar encontra filtros extremamente saturados ele vai forçar sua saída por qualquer lugar, danificando a estrutura do plenum e a sua vedação.

Agora, esse mesmo ar que entrou na cabine também vai precisar sair pelos filtros de retenção de overspray. Se eles estiverem impregnados de tinta e o ar tiver dificuldade em atravessá-los, ele forçará toda a estrutura da cabine. Isso explica porque muitas vezes os clientes dizem que as portas da sua cabine não param fechadas. É porque os trincos anti-pânico também se destravam quando há uma grande pressão interna na cabine, abrindo as portas e impedindo a deformação da estrutura da cabine.

Quando a cabine possui sistema de exaustão, este também trabalha sobrecarregado quando os filtros de overspray permanecem sempre saturados. O desgaste por sobrecarga afeta os sistemas exaustores assim como a pressão excessiva no interior da cabine afeta toda a sua estrutura, fazendo surgir áreas de escape do ar em vedações, borrachas e acabamentos.

Compreende agora as razões pelas quais a troca dos filtros é fundamental para uma vida útil prolongada do seu equipamento? Verifique o número de horas de uso do seu equipamento no quadro de comando da cabine e também o manômetro diferencial de pressão que indica a saturação dos filtros de saída (overspray). Caso necessário substitua os filtros, de acordo com o manual de instrução e manutenção da cabine de pintura.

ITEM 5: FILTRO E NÍVEL DE COMBUSTÍVEL DO QUEIMADOR A DIESEL
O filtro de combustível permanecendo limpo impede a falha do queimador. Verifique junto ao manual a periodicidade mínima de limpeza do mesmo. O queimador a diesel é um equipamento eletromecânico sensível e deve permanecer lacrado. Se necessário solicite uma chamada técnica com a fábrica para verificação de alguma falha. Lembre-se que a limpeza do queimador é feita somente por pessoa autorizada e deve ser periodicamente agendada, conforme manual. Não deixe o nível do diesel ficar extremamente baixo para completá-lo. Isso pode ocasionar entupimento pelos ciscos que ficam depositados no fundo do tanque. Caso falte combustível e o queimador receba ar no lugar de combustível, ele apresentará falha e precisará ser reiniciado. Consulte sempre a assistência técnica STK em casos de problemas no queimador.

ITEM 6: LIMPEZA GERAL
Observe diariamente a limpeza geral do equipamento. Não permita operações de lixamento na cabine de pintura. Mantenha a devida limpeza do ambiente interno. Atenção para a forma como deve ser feita a limpeza: sempre a seco, sem jogar água, conforme descrito no manual de manutenção da cabine de pintura, para não danificar sua estrutura.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E PREDITIVA
Todas essas inspeções visuais diárias e as pequenas manutenções que elas representam formam a base da manutenção preventiva. Não é necessário a contratação de serviços técnicos para fazê-las.

A manutenção preditiva é saber que irá precisar substituir algum componente e já estar preparado para isso. Essa informação você só obtêm se realizar constantemente as inspeções descritas acima. Se você já sabe que está se aproximando do momento da troca dos filtros, por exemplo, não precisa esperar saturar pra depois procurar onde comprar. Faça contato com a STK. Fornecemos todos os filtros e outros itens de reposição das cabines de pintura. Programe as paradas do equipamento para as devidas manutenções.

MANUTENÇÃO CORRETIVA
Se as inspeções se tornarem habituais, provavelmente as manutenções corretivas serão necessárias após períodos muito maiores. Obviamente alguns fatores que desencadeiam falhas ou problemas fogem ao alcance de qualquer previsão. Mas isso não é motivo para pânico. Em primeiro lugar, faça contato com a STK. Às vezes o problema é simples de se resolver, bastando nossa orientação técnica. Ao verificarmos que é necessário um atendimento in loco, a STK dispõe de quadro técnico e serviços autorizados em todas as regiões do Brasil.

Damos grande valor ao seu investimento e por isso tratamos com grande agilidade o atendimento às chamadas de manutenção da cabine de pintura de todos os nossos clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Qual a sua opinião sobre isto?​

Close Popup

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência online. Ao concordar, você aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Close Popup
Open chat
Olá 👋
Como posso te ajudar hoje?